Tendo em vista as últimas colocações de um ex-membro da comissão disciplinar do campeonato e os boatos e fofocas que andam circulando, não posso deixar de me manifestar como um dos organizadores do Campeonato de Futsal de Quaraí.
Na segunda-feira passada dia 24/01, foi convidado pelo meu amigo Eduardo Barreto, Secretário Municipal, o qual eu ajudo na organização do futsal, para uma reunião solicitada pelas equipes, prontamente atendi o convite do Secretário.
Na reunião no Centro Cultural estavamos eu e o Eduardo e representantes de seis equipes, a reunião era pela polêmica da arbitragem. Abri a reunião me colocando a disposição para ouvir as reclamações, basicamente falaram apenas dois representantes, a solicitação era cobrando uma atitude da organização quanto a arbitragem do campeonato, que na opinião deles estava péssima.
Falei então, que não é intensão da organização trocar a arbitragem, pois acarretaria em um custo a mais para o campeonato e principalmente porque não vejo motivo para tanto, todas as equipes participantes da reunião em uma suposta troca de arbitragem não querem pagar absolutamente nada extra, palavras de um representante de equipe " se for pra aumentar pra nós, eu to fora, ta bom assim, polêmica sempre tem em todos os campeonatos", coloquei que o campeonato não vai parar por falta de árbitro, nem que eu tenha que tirar dinheiro do meu bolço, o campeonato teve data para iniciar e tem data para terminar. Após algumas discussões, para minha surpresa, as equipes que mais se pronunciavam na reunião falaram que as reclamações não são quanto a parte técnica da arbitragem,"quanto a isto eles estão bem, não discutimos regras com eles, apenas postura", mas espera ai??? se um árbitro não erra porque a reclamação??? " eles falam de mais" disse um representante - nesse ponto concordo plenamente, árbitro tem que apitar, se falar tem que ser de maneira respeitosa e firme, mas respeitanto a todos.
Resumindo essa reunião, quero deixar bem claro que NÃO HOUVE VOTAÇÃO NENHUMA, apenas uma cobraça por parte das equipes presentes sobre a postura da arbitragem.
Ficamos como compromisso de fazer uma reunião com a arbitragem para colocar esses pontos. No entanto , no outro dia , 25/01 aconteceu o julgamento dos atletas expulsos e citados em relatório da arbitragem da semana anterior, atletas citados eram do Ascânio, A.Apollo e Garrama. Eu recebi um telefonema do Sr. Secretário para que me fizesse presente no local da reunião, após alguns minutos eu estava lá, chegando lá me colocaram a par da situação, um erro na súmula do jogo entre Apollo e Garrama, gerou uma defesa baseada nesse erro. Vamos ter que punir a arbitragem também me colocaram os membros da comissão disciplinar, falei: "vocês são a comissão, vocês tem que decidir",me parece que o erro de anotação ficou mais importante que os atos de indisciplina no jogo em questão, perguntei do relatório, li o relatório e constatei que este estava bem claro e objetivo, contendo todas as ocorrências e esclarecendo um erro de anotação. No entanto, a comissão optou por punir não só os atletas, mas também, o anotador e o árbitro principal da partida. Punição de 7 dias, conforme um artigo encontrado no CBJD. Em nenhum momento, durante o período que estive presente no julgamento foi cogitado o adiamento do mesmo para escutar ou dar razão de defesa para arbitragem. A decisão foi tomada e nós organização notificamos as equipes envolvidas e a arbitragem.
No dia seguinte sabendo do resultado do julgamento e não concordando com a punição e principalmente por não ter oportunidade de defesa - palavras - "porque todos tiveram direito a defesa e nós não - disse um membro da arbitragem - eu concordo que eu errei , mas todos tiveram direito a defesa eu também quero " , foi solicitado uma reunião pela arbitragem com a organização e comissão disciplinar do campeonato, dia 26/01 a tarde fizemos a reunião, inícialmente a reunião era para escutar a defesa dos árbitro, mas serviu para muito mais, um membro da comissão disciplinar explanou sobre o erro e onde foi enquadrado no código Brasileiro, eu coloquei que de forma nenhuma desavenças pessoais não poderiam enterferir no campeonato, tinhamos que trabalhar em conjunto e com o mesmo objetivo, em prol do campeonato. A arbitragem foi muito convencente na defesa, enclusive o agora ex-membro da comissão disciplinar deu total razão a quem estava explanando, mas disse que:" a minha decisão está tomada, se os outros quiserem mudar que mudem e se mudarem a punição eu to fora da comissão" , mais uma vez fiquei sem entender?? tu concorda mas não muda a decisão?? São coisas que a gente aprende com o tempo, eu (Alexandre) estou aprendendo muito com esse campeonato. O ex-membro da CD pediu desculpas e se retirou da reunião, e ela não estava nem na metade, bom, os outros membros restantes da comissão a quem devo agradecer profundamente a parceria, o Tio Bila e o Juliano, foram enfáticos, nós começamos agora vamos terminar,"Eu não sou de abandonar o barco no meio do caminho disse um membro da comissão - Tio Bila",é muito bom saber que podemos seguir contando com o apoio de vocês disse o secretário Eduardo. Os dois , após terem escutado a defesa da arbitragem, concordaram em mudar a decisão inícial de 7 dias para uma ADVERTÊNCIA para o anotador da partida, com total apoio da organização do campeonato.
Como eu disse inicialmente, essa reunião serviu para muitas coisas, não só para escutar a defesa da arbitragem, serviu para como dizem, LAVAR A ROUPA SUJA, acertamos muitos pontos, assumimos as parcelas de culpas de cada um, eclusive a minha como um dos organizadores, tudo em prol do campeonato, sai muito satisfeito da reunião, pois tenho a certeza que agora achamos o caminho.
Para aqueles que dizem que a arbitragem não foi punida, digo mais uma vez, ela foi e será punida se isso for para melhorar o campeonato, mas com base na conciência, na ética e no conhecimento técnico do assundo, não com base em pressões de equipes "A" "B" ou "C".
A todos os leitores e dirigentes, deixo um pedido - zelem pelo campeonato, ele é de vocês, não é meu, nem do Eduardo nem tão pouco do Vice-Prefeito, quando falo para bem do campeonato entendam que é para o bem de todas as equipes, nós trabalhamos para isso, uns até voluntariamente, como é o caso da CD, todos nós queremos que o Futsal de nossa terra cada vez cresça mais, mas isso não depende só de nós.
Abraço a todos!!!
olha alexandre pelo visto e pelo que deu para ver a arbitragem aqui de quarai nao merece o dinheiro que ganha,e eu não dou razão para maininguem que reclame deles mas eles estão muito acomodados e sabem que mesmo se eles fizerem bobagem e errarem nao ira acontecer nada com eles e então eles tem o pensamento de que eles mandam em tudo lá!
ResponderExcluir