sábado, 1 de outubro de 2011

REGULAMENTO

CAP 1 – DAS DIVISÕES

Art. 1º- As equipes inscritas na temporada serão agrupas em uma única divisão de acesso (segunda divisão).

CAP 2 – DAS INSCRIÇÕES
Art. 2º - Todos os procedimentos de inscrição serão administrados pelo CMP da escola Prof. Diehl e SICODELT. Deverão ser feitos em formulários próprios fornecidos pela organização (SICODELT), devidamente preenchidos pelas equipes e entregue junto ao Estádio Municipal Aluísio Falcão nos horários das 08:00 as 11:30, mediante o pagamento da taxa de inscrição de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais), que deve ser realizado na Escola Prof. Diehl junto a Funcionária Ieda responsável pelo setor financeiro CPM . As fichas deverão ser entregues até o dia 30/09/2011;

·                    Na entrega das fichas as equipes devem apresentar o xérox da carteira de identidade de todos os participantes da equipe, juntamente com a identidade original para que possam ser autenticadas pela organização;

§ Primeiro – O numero limite de inscrições por equipe é de vinte atletas (20), os primeiros 15 são pelo valor da inscrição do 16º ao 20º será cobrado uma taxa extra de R$ 10,00 por ficha.
§ Segundo – A equipe que inscrever atleta com base no § primeiro , deverá entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida, obrigatoriamente 24 horas antes do inicio da partida.
§ terceiro – Cada equipe terá direito de inscrever dois (02) atletas oriundos de outros Municípios ou estrangeiros;
           
·                          Cada equipe poderá inscrever um (01) atleta da 1ª divisão, sendo que este atleta só jogara a primeira divisão se a equipe subir;
·                          Não se aplica o § Terceiro a atletas naturais de Quaraí residentes em outros Municípios.

§ Quarto – A equipe que inscrever um atleta menor de idade, deverá apresentar obrigatoriamente no momento da inscrição o formulário de autorização fornecido pela organização.
§ Quinto – Cada equipe poderá completar sua lista de inscritos (20) até o termino da 1ª fase, sempre 24h antes do inicio da partida, ficando vedada a substituição de atleta já inscrito tendo atuado ou não na competição.
§ Sexto – Serão aceitas inscrições feitas na hora do jogo, as inscrições deverão ser feitas pelo responsável pela equipe  antes da partida, desde a equipe ainda tenha vaga em sua lista(20), mediante o pagamento da taxa de inscrição e atleta extra.
§ Sétimo – Somente poderão fazer parte da comissão técnica pessoas maiores de dezoito anos (18) de idade. (Técnico, preparador físico, médico e massagista), Sendo que o médico e o preparador físico deverão ser formados ou acadêmicos. Os membros da comissão técnica só poderão atuar como jogadores se estiverem inscritos como jogadores.

OBS: AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER ENTREGUE NO ESTÁDIO ALUÍSIO FALCÃO (SICODELT), DENTRO DO HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA O SEC. EDUARDO, SEMPRE MEDIANTE A APRESENTAÇÃO DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO.
O NÃO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO ELIMINARÁ AUTOMATICAMENTE A EQUIPE DA COMPETIÇÃO.

CAP 3 – HORÁRIOS

Art. 3º - As datas, horários e locais dos jogos constaram em tabela fornecida pela organização.
OBS: Não haverá troca na tabela dos jogos, apenas rodadas dirigidas.

 Art. 4º - Os jogos terão tolerância de quinze minutos (15) , mas apenas para o primeiro jogo, os jogos seguintes terão tolerância de dez minutos(10) entre o termino  e o inicio do jogo subseqüente da rodada.
CAP 4 – OS JOGOS

Art. 5º – Somente poderão tomar parte dos jogos do campeonato em curso os atletas e membros da comissão técnica devidamente inscrita para a competição;
Art. 6º – Somente poderão fazer parte do banco de reserva os seguintes elementos: sete (07) atletas reservas; um (01) treinador; um (01) preparador físico; um (01) médico ou massagista, todos devidamente identificados em súmula.
§ Único – Os atletas e membros da comissão técnica que por ventura chegarem atrasados ao inicio da partida, somente poderão adentrar a quadra de jogo se estiverem devidamente identificados e relacionados em súmula.
Art. 7º – No caso de não realização de um jogo do campeonato (WO), pelo não comparecimento, atraso de uma equipe ou mesmo por falta de jogadores para iniciar a partida (conforme regra oficial do esporte), a equipe faltosa será eliminada da competição, perdendo todos os pontos já conquistados e os que faltarem, marcando-se o escore de gols necessários para classificação da equipe adversária. Sendo desconsiderada sua participação. O atleta que comparecer no local e hora marcada para o jogo e manifestar o interesse em participar da partida, estará livre das punições.
§ Único – No caso do WO, o responsável pela equipe e os atletas terão prazo de 48 h para apresentar por escrito à justificativa de sua ausência na partida, sob pena de ficar impedido de participar da PRÓXIMA COMPETIÇÃO. A justificativa deverá ser entregue a comissão organizadora.

Art. 8º – Em caso de fardamentos semelhantes na partida, observada pelo árbitro, deverá ser realizado um sorteio para decidir quem usara o colete fornecido pela organização. 
§ Único – No uso de bermuda térmica, esta deverá ser na cor predominante do calção. No caso de agasalho usado por baixo do fardamento, o mesmo deverá ser  da cor predominante da camisa.

Art. 9º – O tempo de duração dos jogos na 1ªe 2ª  fases serão de 40 minutos com dois tempos de 20 min corridos  e intervalo de 5 min. Na terceira fase, semifinais e finais o tempo de jogo será cronometrado manualmente com dois tempos de 20 min e intervalo de 10 min.

Art.10º – Nenhum jogo poderá ser iniciado com menos de 3 (três) atletas em cada equipe, e nenhum jogo poderá ter continuidade se uma das equipes, ou ambas ficarem com menos de 3 (três) atletas.
§ Primeiro – Se uma equipe ficar reduzida a menos de 3 (três) atletas perderá os pontos do jogo, marcando-se o escore de gols necessários para classificação da equipe adversária.
§ Segundo – Se as duas equipes ficarem reduzidas a menos de 3 (três) atletas, o jogo será considerado como tendo sido disputado NÃO MARCANDO – SE pontos para ambas.
§ Terceiro – No caso de tentativa de manipulação de resultado “inciso anterior”, o Tribunal de Justiça Desportiva avaliará o caso tomando as medidas necessárias para o bom andamento do campeonato, podendo ocorrer à eliminação de uma ou ambas  equipes.

Art. 11 – O protesto deverá ser por escrito e entregue a comissão organizadora em até 24 h após o termino do jogo, mediante a apresentação de uma cesta básica que será encaminhada pela organização a uma entidade carente de nosso município.

CAP. 5 – DA PONTUAÇÃO E DESEMPATE
Art.12 – A competição terá a seguinte pontuação:
Vitória –  3 (três) pontos ganhos;
Empate – 1 (um) ponto ganho;
Derrota – 0 (zero) ponto ganho.     
Art. 13 – Os critérios de desempate serão os seguintes, que deverão ser aplicados pela ordem, sucessivamente:
1)      maior número de vitória;
2)      resultado do confronto direto, se for entre duas equipes;
3)      maior número de gols assinalados;
4)      menor número de gols sofridos;
5)      menor número de pontos perdidos na disciplina;
6)      sorteio.
Art. 14 – O sistema de disputa do campeonato será o seguinte:
            1ª fase – As equipes jogarão entre si dentro de suas chaves “A” e “B” em um turno único, classificando-se as quatro (04) primeiras para o cruzamento olímpico entre as chaves. Os dois primeiros colocados jogam com a vantagem do empate nos cruzamentos. A segunda fase será jogada em melhor de dois jogos.
            2ª fase – No cruzamento olímpico jogam o 2ºA com o 3º B  e 1ºA com o 4ºB, o 1º B com o 4ºA e 2ºB com o 3º A. Onde o 1º colocado de cada chave  joga com a vantagem do empate nos dois jogos.
            Semifinais – As quatro equipes classificadas jogarão a semifinal em igualdade de condições.
            Finais – As finais serão jogadas em dois jogos, onde as equipes jogarão a primeira partida em igualdade de condições, quem vencer o primeiro jogo leva a vantagem do empate no tempo normal da segunda partida, em caso da equipe vencedora da primeira partida perder a segunda, haverá prorrogação com dois tempos de cinco minutos cronometrados, jogará pelo empate a prorrogação a equipe que tiver melhor saldo de gols nas duas partidas.
           
CAP. 6 – DAS PENALIDADES

Art.15 – A aplicação de cartões disciplinares, estabelecidos nas regras oficiais de futsal, nas cores amarela (advertência) e vermelho (expulsão) constitui medida punitiva que tem por objetivo refrear violências individuais e coletivas.
§ Primeiro – Sujeitar-se-á ao cumprimento de suspensão automática e conseqüente impossibilidade de participar do jogo subseqüente o atleta ou membro de comissão técnica que receber:
a)      1 (um) cartão vermelho;
b)      3 (três) cartões amarelos;
§ Segundo – a contagem de cartões disciplinares não será zerada durante a primeira e segunda fase da competição.
§ Terceiro – o atleta que receber o terceiro cartão amarelo ou o vermelho no ultimo jogo da 2ª fase deverá cumprir a suspensão automática no jogo subseqüente.

Art. 16 – A contagem de cartões, para fins de aplicação de suspensão automática, é feita separadamente e por tipologia de cartões, não havendo possibilidade de o cartão vermelho apagar o amarelo já recebido no mesmo ou em outro jogo.
§ Primeiro – Se o mesmo atleta ou membro de comissão técnica em determinado momento da competição acumular 3 (três) cartões amarelos e 1 (um) vermelho deverá cumprir a suspensão de 1 (um) jogo.
§ Segundo – O cumprimento da suspensão automática é de responsabilidade exclusiva de cada equipe, independe de comunicação oficial da organização.

Art.17 – A equipe que utilizar atleta irregular em uma partida sujeitar-se-á:
a)      perda automática de seis pontos na tabela, independente do resultado;
b)      para efeito disciplinar e de estatística serão computados todas as ocorrências do jogo;

Art. 18 – Fica pré-estabelecido neste regulamento as penalidades para atletas e membros da comissão técnica que forem expulsos na partida ou atos de mesma natureza antes ou após do jogo.
a)      atleta que for expulso pelo 2º amarelo – 1 (um) jogo. A menos que ocorra o descrito no art. 15 inciso primeiro.
b)      Atleta expulso direto, sem agressão ou ofensa – 1 (um) jogo.
c)      Atleta ou membro da comissão técnica que ofender adversários, arbitragem ou membro da comissão organizadora – 3 (três) jogos. “ atos de ofensas mutuas” serão analisados pelo TJD, podendo ocorrer a atenuação ou agravamento da punição inicial.
d)      Atleta ou membro da comissão técnica que for expulso por atos de agressão que cheguem as vias de fato – ELIMINAÇÃO DA COMPETIÇÃO – e punição automática mínima de um (01) ano. Todos os atos serão analisados pelo TJD, para fins de futuras competições e se for o caso agravamento da punição inicial.
e)      O atleta, técnico ou mesmo um torcedor de equipe, que for convidado a retirar-se do ginásio pela arbitragem por estar atrapalhando o bom andamento da partida e NÃO COLABORAR com a organização, o mesmo e sua equipe receberão punições exemplares, que variam de suspensão automática até exclusão do campeonato, a equipe poderá perder os pontos da partida e perder 100 (cem) pontos na disciplina. O torcedor receberá o seu dinheiro do ingresso se o fato acontecer até o segundo jogo da rodada.


Art. 19 – Pontuação para troféu disciplina.
a)      cartão amarelo – 05 pontos perdidos
b)      cartão vermelho – 15 pontos perdidos
c)      agressão – 100 pontos perdidos


CAP. 7 – DA ARBITRAGEM

Art. 20 – Os jogos serão dirigidos por árbitros de Quaraí;
Art. 21 – Os árbitros deverão comparecer ao local dos jogos com a antecedência de no mínimo 30 minutos da hora marcada para o inicio dos jogos.
OBS: Os árbitros são a autoridade máxima dos jogos, podendo solicitar com a devida educação , que um torcedor ou membros de equipes que estiverem dentro do ginásio (na torcida) atrapalhando o bom andamento da partida, retire – se do ginásio de esportes para que o jogo possa ter continuidade;

CAP. 8 – DOS PRÊMIOS
Art. 22 – A premiação será a seguinte:
a)      Campeão – troféu, 20 medalhas; vaga na primeira divisão;
b)      Vice – Campeão – troféu, 20 medalhas, vaga na primeira divisão;
c)      3º colocado – troféu
d)      Disciplina – troféu
e)      Artilheiro – medalha
f)       Goleiro menos vazado – medalha

CAP. 9 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 23 – Será obrigatório o uso do fardamento completo, ficando facultativo o uso da caneleira.

Art. 24 – Todas as decisões tomadas em reuniões da comissão organizadora com os representantes das equipes, maioria absoluta, registrada em ata, será parte integrante deste regulamento. As equipes que não comparecerem as reuniões, deverá acatar as decisões tomadas.

Art. 25 – Casos omissos a este regulamento serão analisados pela comissão organizadora.

Art. 26 – A comissão organizadora se reserva o direito de só tratar de assuntos do campeonato com o representante legal de cada equipe.

Art. 27 – A organização não se responsabiliza por eventuais acidentes que venham ocorrer nos jogos do campeonato, bem como, sinistros que ocorram dentro ou fora do Ginásio de Esportes. 

Art. 28 - Os representantes das equipes ao assinar o protocolo de recebimento deste regulamento, estarão concordando na integra com seu conteúdo.

                                                                       Quaraí – RS, outubro de 2011

CUMPRA-SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário