REGULAMENTO
1ª DIVISÃO - 2012
SUMÁRIO
CAP I – DAS DIVISÕES
CAP II – DAS INSCRIÇÕES
CAP III – DOS HORÁRIOS DOS JOGOS
CAP IV – DOS JOGOS
CAP V – DA PONTUAÇÃO E DESEMPATE
CAP VI – DAS PENALIDADES
CAP VII – DA ARBITRAGEM
CAP VIII – DOS PRÊMIOS
CAP IX – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
CAP 1 – DAS DIVISÕES
Art. 1º- As equipes inscritas na temporada serão agrupas em uma única divisão ( CAT Principal)
CAP 2 – DAS INSCRIÇÕES
Art. 2º - Todos os procedimentos de inscrição serão administrados pelo CMP da escola Prof. Diehl e SICODELT. Deverão ser feitos em formulários próprios fornecidos pela organização (SICODELT), devidamente preenchidos pelas equipes e entregue junto ao Estádio Municipal Aluísio Falcão nos horários das 08:00 as 11:30, mediante o pagamento da taxa de inscrição de R$ 250,00 , que deve ser realizado na Escola Prof. Diehl junto a Prof. Ieda responsável pelo setor financeiro ou com a organização . As fichas deverão ser entregues até o dia 10/01/2012, DATA LIMITE PARA PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO, a equipe que não efetuar o pagamento e não entregar sua lista de inscritos até essa data será automaticamente eliminada e rebaixada para 2º divisão.
· Na entrega das fichas as equipes devem apresentar o xérox da carteira de identidade de todos os participantes da equipe, juntamente com a identidade original para que possam ser autenticadas pela organização, bem com as autorizações dos menores inscritos.
§ Primeiro – O numero limite de inscrições por equipe é de vinte atletas (20), os primeiros 15 são pelo valor da inscrição do 16º ao 18 º não será cobrado taxa , pois serão os três juvenis que cada equipe é obrigada a inscrever o 19º e 20º será cobrado uma taxa extra de R$ 10,00 por ficha.
§ Segundo – A equipe que inscrever atleta com base no § primeiro , deverá entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida, obrigatoriamente 24 horas antes do inicio da partida.
§ terceiro – Cada equipe terá direito de inscrever UM atleta de fora e UM Uruguaio(de Artigas), podendo optar por dois (02) atletas uruguaios, ficando vedada para esta equipe (que optou por 2 uruguaios) a participação de atleta de fora.
· Atletas naturais de Quaraí residentes em outros Municípios estão liberados para jogar.
· O (s) atleta (s) que por ventura assinar para duas ou mais equipes ficará impossibilitado de jogar o campeonato, a menos que as equipes entrem em acordo e liberem o jogador uma para outra. A equipe que liberar o jogador pode colocar outro em seu lugar. Se não houver acordo entre as equipes ambas ficam com um atleta a menos em suas fichas e o atleta fica sem jogar o campeonato.
§ Quarto – A equipe que inscrever um atleta menor de idade, deverá apresentar obrigatoriamente no momento da inscrição o formulário de autorização fornecido pela organização.
§ Quinto – Cada equipe poderá completar sua lista de inscritos (20) até o termino da 1ª fase, sempre 24h antes do inicio da partida, ficando vedada a substituição de atleta já inscrito tendo atuado ou não na competição.
§ Sexto – Serão aceitas inscrições feitas na hora do jogo, as inscrições deverão ser feitas pelo responsável pela equipe,desde que tenha lugar em sua ficha de inscrição e antes do término da 1ª fase da competição.
§ Sétimo – Somente poderão fazer parte da comissão técnica pessoas maiores de dezoito anos (18) de idade. (Técnico, preparador físico, médico e massagista), Sendo que o médico e o preparador físico deverão ser formados ou acadêmicos. Os membros da comissão técnica só poderão atuar como jogadores se estiverem inscritos como jogadores.
OBS: AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER ENTREGUE NO ESTÁDIO ALUÍSIO FALCÃO (SICODELT), DENTRO DO HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA O PROF. RODRIGO, SEC. EDUARDO, SEMPRE MEDIANTE A APRESENTAÇÃO DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO.
O NÃO PAGAMENTO DA TAIXA DE INSCRIÇÃO ELIMINARÁ AUTOMATICAMENTE A EQUIPE DA COMPETIÇÃO E REBAIXA PARA 2ª DIVISÃO.
CAP 3 – HORÁRIOS
Art. 3º - As datas, horários e locais dos jogos constaram em tabela fornecida pela organização.
Art. 4º - Os jogos terão tolerância de quinze minutos (15) , mas apenas para o primeiro jogo, os jogos seguintes terão tolerância de dez minutos(10) entre o termino e o inicio do jogo subseqüente da rodada.
CAP 4 – OS JOGOS
Art. 5º – Somente poderão tomar parte dos jogos do campeonato em curso os atletas e membros da comissão técnica devidamente inscrita para a competição, cada atleta e membro da comissão técnica no seu primeiro jogo, deverão apresentar um documento com foto(carteira de identidade, CNH, CT ou Passaporte) para a organização, caso esse procedimento não tenha sido feito anteriormente.
Art. 6º – Somente poderão fazer parte do banco de reserva os seguintes elementos: sete (07) atletas reservas, entre eles, obrigatoriamente (01) um atleta juvenil; um (01) treinador; um (01) preparador físico; um (01) médico ou massagista, todos devidamente identificados em súmula.
Se a equipe não tiver juvenil no dia do jogo deve entrar em quadra apenas com (11) onze atletas.
§ Único – Os atletas e membros da comissão técnica que por ventura chegarem atrasados ao inicio da partida, somente poderão adentrar a quadra de jogo se estiverem devidamente identificados e relacionados em súmula.
Art. 7º – No caso de não realização de um jogo do campeonato (WO), pelo não comparecimento, atraso de uma equipe ou mesmo por falta de jogadores para iniciar a partida (conforme regra oficial do esporte), a equipe faltosa será eliminada da competição, perdendo todos os pontos já conquistados e os que faltarem, pelo escore de (1x0) ou escore necessário a equipe prejudicada na partida, se for caso de decidir classificação pelo saldo ou gols marcados , o (s) gol (s) do WO só conta para vitória e não para goleador. Desconsiderada participação da equipe que deu o WO. Cabendo aos atletas e aos responsáveis pela equipe a punição.
O atleta que comparecer no local e hora marcada para o jogo e manifestar o interesse em participar da partida, estará livre das punições.
§ Único – No caso do WO, os atletas terão prazo de 48 h para apresentar por escrito à justificativa de sua ausência na partida, sob pena de ficar impedido de participar da PRÓXIMA COMPETIÇÃO. A justificativa deverá ser entregue a comissão organizadora.
Art. 8º – Em caso de fardamentos semelhantes na partida, observada pelo árbitro, deverá ser realizado um sorteio para decidir quem usara o colete fornecido pela organização.
§ Único – No uso de bermuda térmica, esta deverá ser na cor predominante do calção. No caso de agasalho usado por baixo do fardamento, o mesmo deverá de da cor predominante da camisa.
A camiseta deve estar para dentro do calção sempre que o atleta entrar em quadra. Podendo permanecer com ela para fora do calção quando o jogo estiver em andamento. (bola rolando)
Art. 9º – O tempo de duração dos jogos na 1ª fase serão de 30 minutos com dois tempos de 15 min cronometrados e intervalo de 5 min. Na segunda fase, semifinais e finais o tempo de jogo será cronometrado manualmente com dois tempos de 20 min e intervalo de 10 min.
Art.10º – Nenhum jogo poderá ser iniciado com menos de 3 (três) atletas em cada equipe, e nenhum jogo poderá ter continuidade se uma das equipes, ou ambas ficarem com menos de 3 (três) atletas.
§ Primeiro – Se uma equipe ficar reduzida a menos de 3 (três) atletas perderá os pontos do jogo, marcando-se o escore de gols necessários para classificação da equipe adversária,em caso de decidir classificação, caso contrário mantém-se o escore da equipe que estiver completa em quadra, se estiver com escore de zero e ou perdendo a partida, fica estabelecido o escore de 2x0.
§ Segundo – Se as duas equipes ficarem reduzidas a menos de 3 (três) atletas, o jogo será considerado como tendo sido disputado NÃO MARCANDO – SE pontos para ambas.
§ Terceiro – No caso de tentativa de manipulação de resultado “inciso anterior”, a organização analisará o caso tomando as medidas necessárias para o bom andamento do campeonato, podendo ocorrer à eliminação de uma ou ambas as equipes.
Art. 11 – O protesto deverá ser por escrito e entregue a comissão organizadora em até 24 h após o termino do jogo, mediante a apresentação de uma cesta básica que será encaminhada pela organização a uma entidade carente de nosso município.
Toda irregularidade identificada pela organização independe de protesto de equipe, sendo tomadas às medidas necessárias para o bom andamento da competição.
CAP. 5 – DA PONTUAÇÃO E DESEMPATE
Art.12 – A competição terá a seguinte pontuação:
Vitória – 3 (três) pontos ganhos;
Empate – 1 (um) ponto ganho;
Derrota – 0 (zero) ponto ganho.
Art. 13 – Os critérios de desempate serão os seguintes, que deverão ser aplicados pela ordem, sucessivamente:
1) maior número de vitória;
2) resultado do confronto direto, se for entre duas equipes;
3) maior número de gols assinalados;
4) menor número de gols sofridos;
5) menor número de pontos perdidos na disciplina;
6) sorteio.
Art. 14 – O sistema de disputa do campeonato será o seguinte:
1ª fase – As equipes jogarão entre si em um turno único, classificando-se as seis (06) primeiras para o hexagonal. O primeiro colocado desta fase leva um ponto extra para próxima fase.
2ª fase – No hexagonal jogam novamente todos com todos classificando – se os quatro melhores colocados para o cruzamento olímpico.
3ª fase – Cruzamento olímpico, jogam o 2º com o 3º colocado e 1º com o 4º, em dois jogos, onde o classificado em 1º e 2º da fase anterior (hexagonal) joga com a vantagem do empate nos dois jogos.
Em caso da equipe vencedora da primeira partida perder a segunda, haverá prorrogação com dois tempos de cinco minutos cronometrados, jogará pelo empate a prorrogação a equipe que tiver melhor saldo de gols nas duas partidas.
Finais – As finais serão jogadas em dois ou até três jogos, onde as equipes jogarão a primeira partida em igualdade de condições, quem vencer o primeiro jogo leva a vantagem do empate no tempo normal da segunda partida, se perder à segunda partida haverá o 3º jogo em igualdade de condições, se der empate nessa terceira partida haverá prorrogação de dois tempos de cinco minutos cronometrados, se persistir o empate, penalidades conforme a regra do jogo.
§ Primeiro – As duas equipes pior classificadas na primeira fase disputarão a 2ª divisão do futsal em 2012.
CAP. 6 – DAS PENALIDADES
Art.15 – A aplicação de cartões disciplinares, estabelecidos nas regras oficiais de futsal, nas cores amarela (advertência) e vermelho (expulsão) constitui medida punitiva que tem por objetivo refrear violências individuais e coletivas.
§ Primeiro – Sujeitar-se-á ao cumprimento de suspensão automática e conseqüente impossibilidade de participar do jogo subseqüente o atleta ou membro de comissão técnica que receber:
a) 1 (um) cartão vermelho;
b) 3 (três) cartões amarelos;
§ Segundo – a contagem de cartões disciplinares não será zerada durante a primeira e segunda fase da competição.
§ Terceiro – o atleta que receber o terceiro cartão amarelo ou o vermelho no ultimo jogo da fase deverá cumprir a suspensão automática no jogo subseqüente.
Art. 16 – A contagem de cartões, para fins de aplicação de suspensão automática, é feita separadamente e por tipologia de cartões, não havendo possibilidade de o cartão vermelho apagar o amarelo já recebido no mesmo ou em outro jogo.
§ Primeiro – Se o mesmo atleta ou membro de comissão técnica em determinado momento da competição acumular 3 (três) cartões amarelos e 1 (um) vermelho deverá cumprir a suspensão de 2 (dois) jogos.
§ Segundo – O cumprimento da suspensão automática é de responsabilidade exclusiva de cada equipe, independe de comunicação oficial da organização.
§ Terceiro – Todo o atleta ou membro da comissão técnica que for expulso de quadra não deverá permanecer perto de seu banco de reservas, “perto entende-se por em pé logo atrás eu ao lado de seu banco”; o atleta ou membro da comissão técnica que não cumprir essa determinação poderá ter sua suspensão automática estendida em mais jogos.
Art.17 – A equipe que utilizar atleta irregular em uma partida sujeitar-se-á:
a) Perda automática de seis (06) pontos na tabela, independente do resultado;
b) Para efeito disciplinar e de estatística serão computados todas as ocorrências do jogo;
c) Os pontos da partida serão revertidos para a equipe prejudicada no confronto.
Art. 18 – Fica pré-estabelecido neste regulamento as penalidades para atletas e membros da comissão técnica que forem expulsos na partida ou atos de mesma natureza antes ou após do jogo.
a) atleta que for expulso pelo 2º amarelo – 1 (um) jogo. A menos que ocorra o descrito no art. 15 inciso primeiro.
b) Atleta expulso direto, sem agressão ou ofensa – 1 (um) jogo.
c) Atleta ou membro da comissão técnica que ofender adversários, companheiros de equipe, arbitragem ou membro da comissão organizadora, no decorrer da partida – 2 (dois) jogos. “ atos de ofensas mutuas” serão analisados pela organização, podendo ocorrer a atenuação ou agravamento da punição inicial.
d) Atleta ou membro da comissão técnica que for expulso por atos de agressão que cheguem as vias de fato – ELIMINAÇÃO DA COMPETIÇÃO. PENA MÍNIMA UM ANO .Todos os atos serão analisados pela organização, para fins de futuras competições.
e) O atleta ou membro da comissão técnico, que for convidado a retirar-se do ginásio pela arbitragem por estar atrapalhando o bom andamento da partida e NÃO COLABORAR com a organização, o mesmo e sua equipe receberá punições exemplares, que variam de suspensão automática até exclusão do campeonato, a equipe poderá perder os pontos da partida e perder 100 (cem) pontos na disciplina. O torcedor que for convidado a retirar-se do ginásio por atrapalhar o andamento da partida receberá o seu dinheiro do ingresso, não acarretando penalidades para as equipes.
f) Lembrem que a autoridade dos Árbitros vale desde o momento em que ele chega ao local do jogo, e vai até a entrega da Súmula ou relatório.
g) Os atletas ou integrantes da Comissão Técnica que tenham sido expulsos da partida em disputa, ou que estejam cumprindo penalidade disciplinar de suspensão, quando presentes no local do jogo deverão se posicionar obrigatoriamente no lado oposto de onde se encontram os bancos de reservas e a mesa do Anotador/Cronometrista, sob pena de ao NÃO Cumprir sua suspensão, ficando ainda suspenso.
h) Todo o atleta ou integrante da Comissão Técnica que for expulso por reclamações, Ficará suspenso por UM Jogo.
i) Todo o atleta ou integrante a Comissão Técnica que for flagrado ofendendo adversários, companheiros, arbitragem ou comissão organizadora, após o término da partida com gestos ou palavras de baixo calão será suspenso por 03 (três) Jogos.
j) Atleta ou integrante da Comissão técnica que for flagrado após o jogo pela organização ou os Árbitros fazendo criticas publicamente através de ofensas e incentivando a violência, ficará suspenso por 02 Jogos.
k) Assumir atitude contrária a disciplina ou a moral incentivar a violência, participar de rixa ou conflito: Suspensão de 03 Jogos.
l) Invadir local destinado aos Árbitros (Vestiário) para reclamar, ofender ou tirar satisfações, suspensão de 03 Jogos.
m) Atleta expulso por entrada desleal ou violenta, chute por trás, carrinho violento que acerte o adversário, Cotovelada, etc... Suspensão de 04 Jogos.
n) Atleta ou integrante da Comissão Técnica expulso por tentativa de agressão a companheiros, atletas adversários, organizadores, imprensa, torcedores. Árbitros, suspensão de 08 Jogos.
o) Só para lembrar que qualquer irregularidade, ou indisciplina cometida por participante da competição dentro do Ginásio ou nas imediações do mesmo, poderá ser até após o término da partida em disputa ou da rodada, se for denunciado por Árbitros ou organizadores, será levado a julgamento baseado nos itens DA DISCIPLINA e com extremo rigor.
p) Qualquer outro fato de indisciplina ou casos omissos e que não constem DA DISCIPLINA ou no Regulamento Geral, será sempre analisado e julgado se for o caso, pela organização do campeonato.
Art. 19 – Pontuação para troféu disciplina.
a) cartão amarelo – 05 pontos perdidos
b) cartão vermelho – 15 pontos perdidos
c) agressão – 100 pontos perdidos
CAP. 7 – DA ARBITRAGEM
Art. 20 – Os jogos serão dirigidos por árbitros de Quaraí;
Art. 21 – Os árbitros deverão comparecer ao local dos jogos com a antecedência de no mínimo 30 minutos da hora marcada para o inicio dos jogos.
§ Único – Todos os árbitros devem zelar pelo bom andamento do campeonato, dirigindo as partidas com maior idoneidade e lisura possível, usando as regras do jogo e sempre respeitando a todos, quando for desrespeitado deve usar os cartões e quando ofendido deve relatar e encaminhar a comissão organizadora.
OBS: Os árbitros são a autoridades máximas dos jogos, podendo solicitar com a devida educação, que um torcedor ou membros de equipes que estiverem dentro do ginásio (na torcida) atrapalhando o bom andamento da partida, retire – se do ginásio de esportes para que o jogo possa ter continuidade;
CAP. 8 – DOS PRÊMIOS
Art. 22 – A premiação será a seguinte:
a) Campeão – troféu, 25 medalhas mais 70% da bilheteria da 2ª e 3ª final;
b) Vice – Campeão – troféu, 25 medalhas 30% da bilheteria da 2ª e 3ª final;
c) 3º colocado – troféu e 25 medalhas
d) Disciplina – troféu
e) Artilheiro – troféu
f) Goleiro menos vazado – troféu
g) Atleta revelação – troféu
h) Melhor técnico – troféu e certificado
i) Melhor árbitro – troféu e certificado
j) Seleção do campeonato: melhor goleiro, melhor ala direito, melhor ala esquerdo, melhor fixo, melhor frente – certificado
CAP. 9 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 23 – Será obrigatório o uso do fardamento completo, ficando facultativo o uso da caneleira.
Art. 24 – Todas as decisões tomadas em reuniões da comissão organizadora com os representantes das equipes, maioria absoluta, registrada em ata, será parte integrante deste regulamento. As equipes que não comparecerem as reuniões, deverá acatar as decisões tomadas.
Art. 25 – Casos omissos a este regulamento serão analisados pela comissão organizadora.
Art. 26 – A comissão organizadora se reserva o direito de só tratar de assuntos do campeonato com o representante legal de cada equipe.
Art. 27 – A organização não se responsabiliza por eventuais acidentes que venham ocorrer nos jogos do campeonato, bem como, sinistros que ocorram dentro ou fora do Ginásio de Esportes.
Art. 28 - Os representantes das equipes ao assinar o protocolo de recebimento deste regulamento, estarão concordando na integra com seu conteúdo.
Quaraí – RS, janeiro de 2012
CUMPRA-SE